FM 95,9 - SÃO JOSÉ DO CEDRO - SC
Você está em:
Mudar o tamo da letra A+ A-

FOTOS

09.10.2013 |

Administração Cedrense comemora participação popular na Coleta Seletiva.


Há dois meses a Administração Cedrense iniciou as atividades do projeto "Recicle essa ideia", a coleta seletiva de lixo reciclável implantada pelo município. O projeto é uma iniciativa de responsabilidade ambiental que tem como principal objetivo conscientizar a população sobre a importância da coleta seletiva e da reciclagem.

Em casa ou no trabalho, as pessoas só precisam separar o lixo limpo e seco e levar em qualquer um dos pontos de coleta espalhados pela cidade. Todo o lixo é recolhido pelos catadores e despachado para um aterro sanitário em Anchieta, de onde é encaminhado para reciclagem. Tudo o que for de plástico, vidro, metal, papel e garrafas PET podem ser reciclados e não precisam ser separados para a entrega.

 

Alguns materiais não podem ser levados para os pontos de coleta de reciclagem e devem receber outro destino.

Materiais não recicláveis
Lixo Orgânico ou Úmido: Restos de comida, cascas de frutas e legumes, erva-mate, pó de café, cinzas, madeiras. O que fazer? Aproveite o lixo orgânico para fazer adubo e reutilize em casa, melhorando a qualidade da terra da horta e do jardim.
Lixo Químico ou Tóxico: Embalagens de agrotóxicos. O que fazer? Devolva as embalagens para o vendedor para que ele dê um destino adequado a esse tipo de lixo.

Rejeitos: Lenços, guardanapos de papel, absorvente, papel higiênico, fraldas, papéis sujos, espelhos, cerâmicas, porcelanas e adesivos. O que fazer? Coloque em um saco de lixo bem vedado e pode ser levado às lixeiras normais espalhadas pela cidade.
Resíduos especiais: Pilhas e baterias. O que fazer? Devolva para o vendedor, que dará um destino adequado a esse material.

Resíduos hospitalares: Curativos, gases, algodão e seringas. O que fazer? Entregue os resíduos no Posto de Saúde do município, que dará um destino adequado ao lixo hospitalar.

Roupas e calçados: Peças que as pessoas não queiram mais usar. O que fazer? Doe suas roupas e calçados para uma família carente ou para uma instituição.
A secretária do Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Daliane Mayellen Toigo, declarou que está satisfeita com a participação da comunidade na campanha, mas espera que cada vez mais pessoas colaborem com o movimento. Ela também informa que ainda estão sendo estudadas outras formas de atingir mais pessoas e arrecadar mais lixo reciclável.

De acordo com a idealizadora do projeto em São José do Cedro, Maria Irene Escher, o município conta com sete catadores para fazer a recolha de todo o material reciclável. Ela ressalta que quem contribui com a Coleta Seletiva não apenas tem uma atitude ecologicamente correta, mas também colabora com a renda de sete famílias que dependem da coleta dos recicláveis. Maria Irene informa que a empresa responsável pelo recolhimento do lixo no município vinha recolhendo cerca de 130 toneladas de lixo a cada 28 dias, e apenas 10% desse total era reaproveitado pela empresa.

 

Compartilhar
" />

ENQUETE

Qual estilo musical você gostaria de ouvir na Integração?

  • Sertanejo
  • Bandas
  • PopRock
  • Samba/Pagode
  • Romântica
votar resultado

TEMPO



ATENDIMENTO

(49) 3643.0211     



© 2024 - Rádio Integração do Oeste Ltda.              Portal Tri