FM 95,9 - SÃO JOSÉ DO CEDRO - SC
Você está em:
Mudar o tamo da letra A+ A-

FOTOS

13.12.2016 |

Operação Mercador, deflagrada em Dionísio Cerqueira, apreende cerca de 2 milhões de reais em contrabando e descaminho


Operação Mercador, deflagrada em Dionísio Cerqueira, apreende cerca de 2 milhões de reais em contrabando e descaminho.

Na manhã desta terça-feira, a Polícia Federal desencadeou a Operação Mercador, com o objetivo de desarticular grupos criminosos ligados ao contrabando e descaminho em Dionísio Cerqueira e região de fronteira.

Conforme as investigações, os grupos eram especializados na introdução clandestina, em território nacional, de diversos produtos de origem estrangeira, sem o devido processo de importação.

Os produtos contrabandeados eram principalmente camarão, alpiste, vinho, desodorante, produtos de perfumaria, dentre outros.

Conforme a Polícia Federal, as mercadorias eram introduzidas em território nacional através de passagens clandestinas existentes na fronteira seca entre Brasil e Argentina, no município de Dionísio Cerqueira.

Especialmente no caso do camarão, sendo transportado muitas vezes até o litoral de Santa Catarina e do Paraná, em veículos sem refrigeração. Ao chegar ao destino em condições impróprias para o consumo, gerando perigo à saúde dos consumidores.

A investigação transcorreu durante aproximadamente 100 dias, período em que foram apreendidas 25 toneladas de camarão, 14 toneladas de alpiste, 18 mil frascos de desodorante, 5 mil garrafas de vinho.

A PF apreendeu ainda 140 mil reais em dinheiro, 135 mil pesos argentinos em espécie, 17 automóveis e 6 caminhões utilizados para o transporte dos produtos ilícitos.

O valor total das mercadorias apreendidas durante os 100 dias de investigação é de aproximadamente 2 milhões de reais, sem considerar o valor dos veículos apreendidos.

Conforme a Polícia, apenas um dos investigados, que não possui fonte de renda formal, foi responsável por movimentar 10 milhões de reais em apenas dois anos, através de contas pessoais e de "laranjas".

No curso da investigação também foram realizadas 15 prisões em flagrante e instaurados 23 inquéritos policiais. Aproximadamente 100 policiais, foram utilizados para a fase ostensiva da operação.

Foram cumpridos 23 Mandados de Busca e Apreensão, 23 Mandados de Condução Coercitiva, expedidos pela Justiça Federal de São Miguel do Oeste.

A polícia ainda fez o sequestro de veículos, nas cidades de Dionísio Cerqueira, Barracão, Toledo (Paraná), Francisco Beltrão (Paraná), Marmeleiro (Paraná), São José, Joinville, Florianópolis e Guaratuba (Paraná).

Além disso, serão impostas pelo juízo federal medidas cautelares diversas da prisão, como fianças de até 100 mil reais e uso de tornozeleira eletrônica.

Os envolvidos serão indiciados pela prática dos crimes de contrabando, descaminho, associação criminosa, falsidade ideológica e crime contra a Ordem Tributária. Se condenados, os acusados podem pegar até 22 anos de prisão.

 

 

Foto: Divulgação Web

Compartilhar

ENQUETE

Qual estilo musical você gostaria de ouvir na Integração?

  • Sertanejo
  • Bandas
  • PopRock
  • Samba/Pagode
  • Romântica
votar resultado

TEMPO



ATENDIMENTO

(49) 3643.0211     



© 2024 - Rádio Integração do Oeste Ltda.              Portal Tri