ZYJ 737 - 5.000 WATTS - SÃO JOSÉ DO CEDRO - SC
Você está em:
Mudar o tamo da letra A+ A-

NOTÍCIAS

11.01.2019 |

Novas normativas para a produção de leite tem inviabilizado a atividade para a agricultura familiar


A afirmação é do presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Agricultura Familiar de São José do Cedro e Princesa, ARNÉLIO NADIN.

De acordo com ele, as exigências de veterinário responsável pela propriedade, tratamento de efluentes e investimentos para a refrigeração mais rápida do produto, por exemplo, têm preocupado os pequenos agricultores.

O sindicalista ressalta que a maioria não tem como transformar a propriedade numa "empresa' de imediato, com o litro do leite avaliado em cera de um real e 12 centavos.

"Estas novas normativas estão inviabilizando as pequenas propriedades. Hoje, em nossa região, mais de 80% das propriedades são de pequenos agricultores", comenta NADIN.

Ele teme que a crise da suinocultura, registrada na década de 1990 e início dos anos 2000, e que levou muitos à falência e a deixar o meio rural.

O presidente do Sintraf de São José do Cedro e Princesa lamenta que da forma como as coisas vêm acontecendo, no futuro, devem permanecer na atividade leiteira apenas os grandes produtores.

Para ele, a alternativa dessas pequenas propriedades rurais será apostar na produção de alimentos agroecológicos.

 

Compartilhar

ENQUETE

Qual estilo musical você gostaria de ouvir na Integração?

  • Sertanejo
  • Bandas
  • PopRock
  • Samba/Pagode
  • Romântica
votar resultado

TEMPO



ATENDIMENTO

(49) 3643.0211       

 



© 2019 - Rádio Integração do Oeste Ltda.                      Portal Tri