FM 95,9 - SÃO JOSÉ DO CEDRO - SC
Você está em:
Mudar o tamo da letra A+ A-

NOTÍCIAS

23.01.2019 |

Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina orienta população sobre os riscos de acidentes com animais peçonhentos


 

Em Santa Catarina, na temporada de verão de 2018 foram notificados 4.108 atendimentos em decorrência desse contato.

"A maioria dos acidentes é registrada no verão, porque existe um aumento da realização de atividades ao ar livre, coincidindo com o período em que há deslocamento dos animais peçonhentos para alimentação e reprodução", explica ALEXANDRA PEREIRA, médica veterinária da Gerência de Vigilância de Zoonoses da Dive.

Em Santa Catarina, na temporada de verão de 2018, entre os meses de dezembro de 2017 a março de 2018, foram notificados 4.108 acidentes por animais peçonhentos, o que representa 44,7% do total notificado entre dezembro de 2017 a dezembro de 2018.

Sendo 63,9% deles causados por aranhas, 10% por abelhas, 9,9% por lagartas, 7,3% por serpentes e 4,1% por escorpiões.

No caso de picadas ou mordeduras, a vítima deve procurar atendimento médico no serviço de saúde mais próximo nas primeiras horas após a ocorrência.

A indicação da Dive, em caso de acidente com animal peçonhento, é manter a vítima calma e deitada, tentar manter a área afetada no mesmo nível do coração ou, se possível, abaixo dele, e evitar que a vítima se movimente para não favorecer a absorção do veneno.

Depois, a recomendação é localizar a marca da mordedura e limpar o local com água e sabão, cobrir com um pano limpo e levar a vítima imediatamente ao serviço de saúde mais próximo, para receber o tratamento.

Se possível, a orientação é levar junto o animal para que seja identificado e para que a vítima receba o soro antiveneno específico.


A Gerência de Vigilância de Zoonoses da Dive acrescenta que para evitar acidentes com animais peçonhentos, deve-se utilizar equipamentos de proteção no manuseio de materiais de construção, lenhas, móveis, em atividades rurais, limpeza de jardins, quintais e terrenos e evitar aproximação de vegetação rasteira ao amanhecer e ao anoitecer.

 

Compartilhar

ENQUETE

Qual estilo musical você gostaria de ouvir na Integração?

  • Sertanejo
  • Bandas
  • PopRock
  • Samba/Pagode
  • Romântica
votar resultado

TEMPO



ATENDIMENTO

(49) 3643.0211     



© 2024 - Rádio Integração do Oeste Ltda.              Portal Tri