ZYJ 737 - 5.000 WATTS - SÃO JOSÉ DO CEDRO - SC
Você está em:
Mudar o tamo da letra A+ A-

NOTÍCIAS

14.01.2020 |

Regional de Saúde vai receber quase 700 doses da vacina pentavalente na quinta-feira


 

A informação é da enfermeira da Vigilância Epidemiológica da Gerência de Saúde de São Miguel do Oeste, DILA POZZATTI.

De acordo com ela, a previsão repassada pela Secretaria de Estado da Saúde é de que 690 doses cheguem a São Miguel do Oeste no dia 16, e partir daí sejam distribuídas para as salas de vacinas dos municípios.

A enfermeira destaca que o estoque da pentavalente foi sendo esvaziado no final do segundo semestre de 2019, em todo o país, em decorrência da desaprovação da Anvisa no teste de qualidade da vacina importada.

Desde dezembro a Gerência de Saúde do Extremo-oeste não recebia nenhuma dose. Agora, as cerca de 690 vacinas terão de ser divididas entre 22 municípios, de acordo com um levantamento de necessidade do público-alvo, que são as crianças até um ano de idade.

DILA POZZATTI frisa que cada município tem uma lista de espera com informações dessas crianças que já completaram entre dois e seis meses e ainda não receberam a vacina.

Segundo ela, assim que as salas de vacina dos municípios receberem as doses entrarão em contato com os pais.

A prioridade de atendimento para aplicação da vacina será os bebês que ainda não receberam nenhuma dose da pentavalente.

A expectativa, conforme a responsável pela Vigilância Epidemiológica na Regional de Saúde, é que a partir dos próximos meses mais lotes sejam repassados e a situação volte à normalidade.

DILLA POZZATTI ainda destaca que nessa remessa a região vai receber outras cerca de 900 doses da vacina DTP + Hepatite B, que também estava em falta, e pode ser usada em substituição à pentavalente de forma temporária.

Conforme ela, DTP + Hepatite B protege as crianças menores de um ano de idade, contra difteria, tétano, coqueluche e hepatite B. A principal diferença é que a pentavalente ainda oferece proteção contra meningite por Haemophilus influenzae B.

A orientação do Ministério da Saúde é que essa vacina seja aplicada até a regularização dos estoques de pentavalente, tendo em vista a situação epidemiológica da coqueluche no Brasil.

Até dezembro de 2019 foram confirmados mais de 1.300 casos no país, distribuídos em praticamente todos os Estados.

 

Compartilhar

ENQUETE

Qual estilo musical você gostaria de ouvir na Integração?

  • Sertanejo
  • Bandas
  • PopRock
  • Samba/Pagode
  • Romântica
votar resultado

TEMPO



ATENDIMENTO

(49) 3643.0211       

 



© 2020 - Rádio Integração do Oeste Ltda.                      Portal Tri