FM 95,9 - SÃO JOSÉ DO CEDRO - SC
Você está em:
Mudar o tamo da letra A+ A-

FOTOS

23.01.2020 |

Interessados na certificação de propriedades como livres de brucelose e tuberculose devem procurar veterinário


Produtores rurais interessados na certificação de propriedades como livres de brucelose e tuberculose devem procurar um veterinário habilitado para realizar os exames.

Este, segundo o médico veterinário da Coopacep de São José do Cedro e Princesa, MÁRCIO GOZZI, é o primeiro passo a ser dado pelos agricultores.

Para a realização dos exames é necessária a habilitação do médico veterinário junto à Cidasc, com a realização de curso especificado pelo Ministério da Agricultura para a padronização do Programa Nacional de Erradicação da Brucelose e Tuberculose.

O veterinário explica que o início do processo de certificação se dá a partir do pedido feito pelo profissional à Cidasc, que depois de cerca de 15 dias, autoriza a primeira coleta de material.

No prazo de oito a doze meses um novo exame deve ser realizado e, conforme MÁRCIO GOZZI, é preciso que os dois sejam negativos para a emissão do certificado de propriedade livre de brucelose e tuberculose...

As duas doenças infectocontagiosas são consideradas zoonoses por que podem ser transmitidas entre os animais e também para os seres humanos.

"A transmissão não se dá só pelo leite não pasteurizado, mas por meio de secreções expelidas pelo animal, principalmente, as ligadas ao setor reprodutivo do animal no caso da brucelose e às ligadas à via nasal no caso da tuberculose", detalha o médico veterinário.

MÁRCIO GOZZI destaca que se o resultado do exame der positivo o primeiro passo é o isolamento do animal na propriedade e a notificação da Cidasc para o bloqueio da compra e venda de animais. Depois disso, é feita uma contraprova.

Ele relata que somente após a confirmação da doença no segundo exame os animais são encaminhados pela Cidasc para o abate sanitário e o agricultor recebe indenização a partir da avaliação sobre o preço de frigorífico, desde que nos últimos três anos não tenham ocorrido movimentações irregulares de animais na propriedade.

O proprietário ainda terá de realizar dois exames em todos os animais, a partir de oito meses para brucelose e de 42 dias para tuberculose.

MÁRCIO GOZZI menciona que a partir da comprovação de dois resultados negativos para as doenças em todos os animais é que a propriedade é liberada pela Cidasc, mediante a vacinação de todo o rebanho a partir dos três meses de idade.

Depois disso, é necessário fazer um exame por ano, em cada animal, para a certificação como propriedade livre de brucelose e tuberculose.

 

Compartilhar

ENQUETE

Qual estilo musical você gostaria de ouvir na Integração?

  • Sertanejo
  • Bandas
  • PopRock
  • Samba/Pagode
  • Romântica
votar resultado

TEMPO



ATENDIMENTO

(49) 3643.0211     



© 2024 - Rádio Integração do Oeste Ltda.              Portal Tri