FM 95,9 - SÃO JOSÉ DO CEDRO - SC
Você está em:
Mudar o tamo da letra A+ A-

NOTÍCIAS

23.01.2020 |

Sociedade civil organizada está buscando alternativas para evitar perdas relacionadas ao despacho aduaneiro


A informação é do despachante aduaneiro de Dionísio Cerqueira, MARCOS VOLTOLINI.

De acordo com ele, a notícia da retirada do scanner, que funcionava como uma espécie de raio-x das cargas e evitava a conferência física, pegou a população de surpresa.

Com isso, o despachante aduaneiro teme que algumas cargas, especialmente as que transportam produtos refrigerados, deixem de ser desembaraçadas pela aduana de cargas local, uma vez que não há câmaras frias.

A perspectiva é de impacto de cerca de 20% na movimentação, ou seja, em torno de 300 caminhões deixariam de passar pelo local a cada mês.

Para evitar isso, VOLTOLINI salienta que há uma movimentação por parte da sociedade civil organizada e também de gestores públicos para, de forma paliativa, evitar perdas com a instalação de câmeras frias na alfândega da Receita Federal de Dionísio Cerqueira.

Segundo ele, estão sendo solicitados orçamentos e ainda não há previsão sobre um desfecho para o assunto.

Outra tratativa, feita pelos representantes do segmento de comércio exterior na região, é para a privatização da aduana de cargas local.

"A maioria das aduanas terrestres do Brasil é privatizada. Percebemos que, embora tenha um custo maior, nestas o tratamento no desembaraço aduaneiro é mais célere. Por isso, vemos com bons olhos a privatização, cujo processo está sendo analisado pela Receita Federal e pode trazer novidades à região nos próximos meses", finaliza VOLTOLINI.

 

 

Compartilhar

ENQUETE

Qual estilo musical você gostaria de ouvir na Integração?

  • Sertanejo
  • Bandas
  • PopRock
  • Samba/Pagode
  • Romântica
votar resultado

TEMPO



ATENDIMENTO

(49) 3643.0211     



© 2024 - Rádio Integração do Oeste Ltda.              Portal Tri