FM 95,9 - SÃO JOSÉ DO CEDRO - SC
Você está em:
Mudar o tamo da letra A+ A-

FOTOS

02.08.2023 |

Granja MEZZALIRA foi a grande campeã da raça holandesa na feira ranqueada da Expo Cedro



A competição ocorreu de 27 a 30 de julho no Parque de Exposições Balduíno Schneider, em São José do Cedro.

De acordo com o médico veterinário da prefeitura e participante da organização da feira ranqueada, MARCOS OSACHUKI, em torno de cem animais de cabanhas da região foram expostos, considerando as raças leiteiras Jersey e Holandês.

Ele destaca que o ranqueamento, organizado pela ACCB, Associação Catarinense dos Criadores de Bovinos, contou com CLAUDIO ARAGON como avaliador.

A Granja MEZZALIRA da linha São Francisco, Guarujá do Sul, foi a grande campeã na categoria raça Holandesa e ficou com as premiações de melhor expositor que é aquele que está representando o animal na feira, melhor criador, que é quem está com o animal e melhor afixo que indica a casa de onde ele saiu.

Na raça Jersey, o título de melhor criador, melhor afixo e melhor expositor ficou com a Cabanha Harmonia de OSMAR BERNDT e AGNALDO CAVALHEIRO, de Romelândia. Contudo, não houve pontuação oficial para o ranqueamento por falta de cumprimento de alguns critérios, como número mínimo de animais.

Já no torneio leiteiro a Granja DALLA COSTA de Quilombo foi a grande vencedora.

Na categoria Jersey a granja levou o primeiro lugar na categoria vaca com menos de três anos com produção perto de 60 kg e também na categoria vaca com mais de três anos da raça Jersey com produção de mais de 40 kg de leite.

Também na raça Holandesa, animais da granja DALLA COSTA é que se destacaram. O primeiro lugar para uma vaca da granja com menos de três anos que produziu 66 kg de leite em três ordenhas e também para a vaca com mais de três anos que produziu 77 kg.

A vaca suprema da feira, uma competição entre todos os animais das duas raças, ficou com a Cabanha da Harmonia. Uma vaca Jersey longeva, que há havia sido premiada em edição anterior da Expo Cedro, foi a melhor avaliada.

MARCOS OSACHUKI fez uma avaliação positiva da feira ranqueada durante a sexta Expo Cedro, enfatizando que este é um espaço para que os produtores verifiquem qualidade, troquem experiências, façam contatos para busca de tecnologias, aprimoramento genético de seus rebanhos e, consequentemente, melhora da produtividade e rentabilidade.

O veterinário da prefeitura de São José do Cedro ressaltou o trabalho desenvolvido ao longo das últimas décadas, desde 1970 para cá especialmente, para o melhoramento genético do rebanho.

Segundo OSACHUKI, a confiabilidade nos produtos escolhidos para esse processo é importante já que entre um sêmen comprado e uma vaca que participa de feiras, como a Expo Cedro, há pelo menos dez anos de trabalho.

Fotos: Divulgação

 

Compartilhar

ENQUETE

Qual estilo musical você gostaria de ouvir na Integração?

  • Sertanejo
  • Bandas
  • PopRock
  • Samba/Pagode
  • Romântica
votar resultado

TEMPO



ATENDIMENTO

(49) 3643.0211     



© 2024 - Rádio Integração do Oeste Ltda.              Portal Tri