FM 95,9 - SÃO JOSÉ DO CEDRO - SC
Você está em:
Mudar o tamo da letra A+ A-

FOTOS

14.08.2023 |

Vereadores e estudantes indicam criação de remuneração por serviços ambientais em SJCedro


Vereador, em conjunto com estudantes da Escola de Educação Básica Cedrense, apresenta indicação para que o Executivo crie programa específico de proteção e recuperação de mananciais de água com remuneração por serviços ambientais.

A indicação foi apresentada pelo vereador JULIO RUBIN, do PP, de São José do Cedro, na sessão da última semana. Ela foi apresentada em conjunto com os estudantes do nono ano do Ensino Fundamental da escola Cedrense, que pesquisaram e desenvolveram um trabalho sobre o tema para a feira de Ciências, orientados pela professora LUCIANE THOMAS.

A indicação, endereçada ao Executivo, foi defendida pelos estudantes HENRIQUE WOLFART, JONAS LUFT, RIAN MADALOZZO ARENDT, RUAN CARLOS LAZAROTTO e FLÁVIO JUNIOR GROMOSKI FRARE.

Eles sugerem a elaboração de uma lei municipal que crie um programa específico de proteção e revitalização de mananciais de água no município - como rios, sangas e nascentes -, e também a recuperação do solo em áreas desprotegidas e ambientalmente necessárias - como reservas legais e APP's, as Áreas de Preservação Permanente.

A intenção, segundo os estudantes, é melhorar a condição de preservação ambiental do município, que impacta diretamente na quantidade de água disponível para as atividades, por meio de um programa chamado PSA, Pagamento por Serviços Ambientais.

Os alunos do nono ano da Escola de Educação Básica Cedrense relataram que experiências semelhantes já vêm sendo desenvolvidas em cidades de Minas Gerais e São Paulo, por exemplo, e têm trazido bons resultados.

A professora LUCIANE acrescentou o planejamento trabalhado com os estudantes para o desenvolvimento do projeto, enfatizou a importância da relação teoria-prática na formação de cidadãos e citou a remuneração aos proprietários de terras que preservam o meio ambiente como uma contrapartida justa pelo serviço prestado à garantia de qualidade de vida das futuras gerações.

O vereador JULIO RUBIN observa que a remuneração pela proteção ambiental contribui para a promoção da sustentabilidade, que às vezes não é vista com bons olhos porque o agricultor deixa de cultivar em 20% da área que deve ser Reserva Florestal Legal e, se houver nascente ou córrego de água ainda manter APPs, mata ciliar.

Ele finalizou dizendo que no próprio município há pessoas, estabelecimentos, que poderiam atuar como parceiros da iniciativa, por exemplo, a escola Cedrense. Há um viveiro para a produção de mudas de árvores nativas, que poderiam ser plantadas nos espaços de proteção no meio rural.

A indicação foi aprovada, por unanimidade, para que o Executivo avalie a viabilidade de implantação, pensando na amenização de problemas causados por estiagens em médio e longo prazo.

 

 

Compartilhar

ENQUETE

Qual estilo musical você gostaria de ouvir na Integração?

  • Sertanejo
  • Bandas
  • PopRock
  • Samba/Pagode
  • Romântica
votar resultado

TEMPO



ATENDIMENTO

(49) 3643.0211     



© 2024 - Rádio Integração do Oeste Ltda.              Portal Tri